Crie o seu

domingo, 6 de março de 2011

VALE INFORMAR...

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO; projeto QUE trabalhar com as seguintes áreas (macrocampos): meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos e cidadania; cultura e artes; inclusão digital; saúde, alimentação e prevenção.




O desafio central do programa é conectar as atividades do contraturno ao currículo regular. A jornada ampliada não deve ser compreendida como dois momentos distintos. “É um tempo contínuo. As atividades devem incidir para qualificar o currículo e a experiência educativa”, .
 
 

O repasse é feito diretamente pelo MEC para a conta da escola, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O recurso deve ser utilizado para o pagamento dos monitores das atividades do contraturno e para compra de materiais.





Para execução do programa, também são necessários mais recursos humanos: profissionais da educação, educadores populares, estudantes e agentes culturais. Eles são os responsáveis pela monitoria das atividades.



Uma figura central para o desenvolvimento do programa na escola é o professor comunitário. De acordo com a proposta do MEC, cada escola deve designar entre seus docentes um professor com 40 horas semanais. Esse profissional deve coordenar a oferta e a execução das atividades da Educação Integral, estabelecendo o diálogo com o currículo escolar.




0 comentários:

Postar um comentário