;
O que seria violência?
Conceito usual de violência
* Dicionário: "ato contrário à razão, à justiça, ato veemente, resultante do emprego da força para a solução de qualquer conflito humano, seja individual ou coletivo." (comparar com a definição dada por eles)
* O dicionário traz basicamente a noção de que a violência é algo que ocorre quando as pessoas perdem a cabeça e partem para a agressão física. Esta definição é insuficiente e restrita para aprofundar o assunto. Assim, buscamos um conceito mais aprofundado em autores que trabalham o assunto: Osório, Costa, Conte, Lacan. Nestes autores podemos encontrar uma definição mais ou menos assim: "violência é tudo aquilo que fere, destrói, agride ou machuca as pessoas, ações que não preservam a vida ou prejudicam o bem estar tanto individual quanto coletivo.
Tipos de violência:
* física ou psicológica;
* intencional ou não intencional
* macro ou micro
E a não-violência?
De modo geral, a violência tem quase sempre resultados negativos e por causa disso, nos acostumamos com a noção de que para sermos pacíficos temos sempre que evitar conflitos, ser passivo, " dar a outra face", etc., Com isso, entendemos qualquer atitude mais contundente ou enérgica como um ato de violência.
Para ampliar um pouco nosso entendimento sobre cultura da paz, é necessário elucidar o conceito de não violência, que carrega a noção de não passividade e das soluções pacíficas na resolução de conflitos. A não-violência não nega ou reprime os conflitos, pois os entende como parte natural de nossas vidas. Não há como negar sua existência.
O termo não violência significa o uso da não-violência em qualquer esfera de nossas vidas: física, verbal ou mental, busca o fortalecimento pessoal e social e não a negação da raiva ou de qualquer outro sentimento. A não-violência visa canalizar energia (agressividade) para coisas construtivas, que garantam o respeito entre os indivíduos.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário