Crie o seu

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RESUMINDO ...

Região Norte: no estado do Pará, sobrevivem importantes festas populares como o Círio de Nazaré e a dança popular chamada carimbó, além de pratos típicos de quase toda a região como o pato no tucupi e o tacacá.
Região Nordeste: o folclore nordestino é um dos mais ricos do país e inclui os folguedos do bumba-meu-boi, do pastoril, da nau catarineta e do fandango; as danças populares como a ciranda, o frevo, o maracatu, o tambor de crioula e a dança dramática do quilombo típica do estado de Alagoas; o artesanato de rendas e bordados, e a cerâmica nordestina cujo maior expoente foi Mestre Vitalino; a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a culinária baiana com seus acarajés, moquecas, carurus, abarás e outros quitutes.
*Região Sudeste: predominam as congadas, o artesanato do vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, as festas para Iemanjá no final do ano em todo o litoral do Rio de Janeiro, as duplas de música caipira, as festas religiosas do Divino Espírito Santo, do Domingo de Ramos e de Nossa Senhora dos Navegantes.
*Região Centro-oeste: se destaca com as cavalhadas e pelo bailado moçambique.
*Região Sul: a influência dos imigrantes europeus e da cultura gaúcha se faz presente nas tradições folclóricas através das danças, do artesanato e da culinária. Concluímos que, tudo enfim, que surgiu do povo e por ele é conservado e transmitido, tendo por base a influência dos escravos, índios, portugueses e imigrantes constitui-se no conjunto das tradições folclóricas brasileiras. Diante deste vasto território que é o nosso folclore, decidimos desenvolver esse projeto por achar muito importante esse resgate da cultura brasileira. Optamos mais pela nossa região, NORDESTE

0 comentários:

Postar um comentário